VALORES

O CSPB assenta a sua missão nos seguintes VALORES essenciais:

 

Humanização – O CSPB, na defesa/promoção da dignidade humana, desenvolve uma intervenção centrada na pessoa e na comunidade, salvaguardando os respetivos "direitos, liberdades e garantias".

 

Profissionalismo – O CSPB, no trabalho que desenvolve, pauta-se eticamente pelo rigor técnico, competência e consistência e qualidade.

 

Compromisso – O CSPB leva a cabo a sua missão com determinação, persistência, empreendedorismo, disponibilidade, entrega, entreajuda e lealdade.

 

Transparência – O CSPB projeta a sua intervenção a partir de uma leitura da realidade, de modo a que a mesma possa ser sinal visível da sua ação.

 

Caridade – O CSPB vincula a sua ação à dimensão do amor ao próximo, na assistência, promoção, desenvolvimento e transformação de estruturas, por profissionais e voluntários, tendo por opção preferencial os mais pobres.

 

Universalidade – O CSPB acolhe todas as pessoas independentemente da nacionalidade, etnia, religião ou proveniência social e olha para todas as problemáticas como incitação à sua ação.

 

Criatividade – O CSPB faz face às múltiplas problemáticas existentes e emergentes, procurando inovar as respostas com flexibilidade e transdisciplinaridade.

 

Ambiental – O CSPB compromete-se na implementação de princípios que respeitem os valores dos bens e recursos ambientais, bem como no desenvolvimento de ações para restabelecer e preservar o ambiente.

 

Pastoral - O CSPB concretiza-se na preocupação com a pessoa humana na sua totalidade, como instrumento de anúncio de Deus a toda a comunidade em que se insere.